Webgoal

01 Dec/10

Webgoal no Agile Vale 2010

No dia 19 de novembro de 2010, foi realizado o Agile Vale 2010, o primeiro grande evento sobre agilidade do Vale do Paraíba. Esse evento aconteceu nas dependências do ITA, em São José dos Campos, e contou com cerca de 400 pessoas. A Webgoal participou do Agile Vale com uma comitiva de 12 pessoas e apresentou uma das palestras. Segue um resumo do evento e das palestras que participamos.

Após a abertura do evento, Fabiano Milani fez uma introdução sobre os principais conceitos relacionados a agilidade. Essa palestra foi muito importante, uma vez que cerca da metade da platéia não conhecia ou nunca havia participado de algum projeto utilizando métodos ágeis.

Na seqüência, os colaboradores da Webgoal, Altieres e Mauricio, apresentaram a palestra Tente Desenvolver Diferente com TDD, onde mostraram como desenvolver orientado a testes em um dojo kata. A aplicação exemplo foi o jogo da velha, que foi desenvolvido passo a passo usando TDD (Java + JUnit + Eclipse).

Nossos amigos da Bluesoft, André Faria e Luiz Faias, apresentaram a palestra Construindo uma cultura de aprendizagem, onde falaram sobre o projeto Bluesoft Labs e mostraram alguns conceitos importantes sobre como promover a melhoria contínua das pessoas a partir da criação de uma cultura de aprendizagem.

Paulo Caroli, da ThoughtWorks, apresentou sua palestra intitulada A linha de montagem de SW representadas como cartões na parede. Ele mostrou como representar o workflow do processo de desenvolvimento de software na parede com cartões e post-its.

Participamos também da mesa redonda de discussão com os palestrantes. As discussões não foram tão aprofundadas, dado o perfil iniciante em métodos ágeis do público do evento. Entretanto, contribuíram bastante para uma compreensão melhor e para responder algumas dúvidas da platéia. Nem todos palestrantes participaram da mesa redonda, o que foi uma pena: era uma ótima oportunidade de incluir novas pessoas, que efetivamente trabalham no dia-a-dia com métodos ágeis, para contarem suas experiências e pontos de vistas.

Fábio Akita apresentou sua palestra Entenda Software da forma correta. Nesta palestra ele mostrou como alguns pré-conceitos e definições a respeito de software e seu processo de desenvolvimento são entendidos de forma errada. Ele usou como exemplo o formato do desenvolvimento open-source, que costuma funcionar bem e não utilizar nenhuma metodologia ágil ou tradicional. Falou sobre evolução do código e do software, e também da motivação de pessoas. Ele afirmou que engenharia de software é uma ilusão, pois da mesma forma que não temos uma metodologia para criar música, uma metodologia para criar pinturas ou esculturas, não faz muito sentido falar sobre uma metodologia para criar software. Software é contexto, são pessoas.

Na última palestra que assistimos, a Cecília da Caelum falou sobre as restrições que nos impomos a partir de métodos ágeis e que seguimos mesmo sendo ruins para o processo de desenvolvimento de software. Ela enfatizou que podemos não seguir algumas regras e adotar outras, de acordo com a nossa necessidade e contexto. Falou também sobre integração contínua e entregas constantes de novo software para clientes, facilitando a transição por ajudar o cliente a mudar aos poucos. Enfatizou como as retrospectivas podem ser úteis para fazer nosso processo melhorar continuamente.

O Agile Vale 2010 foi um excelente evento, muito bem organizado e com boas palestras. As pessoas participaram bastante e puderam aprender um pouco mais sobre métodos ágeis. Os contatos que fizemos, os amigos que reencontramos e tudo que aprendemos fizeram valer muito a pena nossa participação neste evento.

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.