Webgoal

13 Jun/11

Trabalho em par

Sabemos que todo trabalho que fazemos aqui na Webgoal envolve inovação e muito aprendizado. Não existe nenhuma receita, nenhum passo a passo, que garantirá o sucesso dos nossos produtos. Portanto, só nos resta utilizar abordagens e técnicas que favoreçam o aprendizado contínuo.

Uma destas técnicas é o trabalho em par. Trabalhar em par significa resolver problemas, criar soluções e/ou fazer tarefas junto com outra pessoa. Enquanto uma pessoa escreve, programa, desenha ou executa a tarefa, a outra pessoa verifica e analisa tudo que está sendo feito, para que o resultado seja o melhor possível.

Uma pessoa atua como piloto, e conduz o trabalho. A outra pessoa atua como co-piloto, certificando-se que tudo está sendo feito da maneira correta. De tempos em tempos, as pessoas trocam de posição: o piloto passa a ser co-piloto e o co-piloto assume o comando.

O trabalho solitário funciona muito bem em processos definidos, em trabalhos repetitivos. Entretanto, quando falamos em processos empíricos, que exigem criatividade, descoberta, raciocínio lógico, errar e aprender, o trabalho em par é a melhor opção.

Conheça alguns benefícios do trabalho em par:

  1. Melhora a disciplina. Pares são mais propensos a fazerem a coisa certa e são menos propensos a fazerem pausas longas.
  2. Maior qualidade. O trabalho é feito e revisado constantemente por duas pessoas. As soluções são mais simples, melhores e os erros diminuem.
  3. Melhor fluxo de trabalho. A atenção e o foco no trabalho são mais fortes. Um ajuda o outro a manter o foco no trabalho e criar um fluxo contínuo de produção. Este fluxo é mais resistente a interrupções: um par lida com a interrupção enquanto o outro continua trabalhando.
  4. Melhora a moral. Trabalhar coletivamente traz mais satisfação e reconhecimento. As amizades são fortalecidas e novos laços de amizade são criados.
  5. Propriedade coletiva. Trabalhando em par, e trocando periodicamente os pares, todos ganham um conhecimento integral de todas as partes de um projeto ou de um departamento.
  6. Aprendizado mútuo e contínuo. Um par mais experiente ensina um par menos experiente a aprender durante do projeto. A troca de conhecimento é mais eficiente e rápida.
  7. União do time. As pessoas se conhecem melhor quando trabalham em par, criando uma forte sinergia na equipe.
  8. Menos interrupções. As pessoas são mais relutantes em interromper um par do que interromper alguém sozinho.

Para complementar esse pequeno post, recomendo a leitura do post Programação em par: 1+2=3 do Léo Hackin

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.