Webgoal

Posts com a palavra-chave dojo

22 Nov/13

Webgoal fala sobre Coding Dojo na Revista MundoJ #62

A edição 62 da Revista MundoJ apresentou uma série de artigos relacionados a implementação de práticas ágeis no desenvolvimento de software. E um deles é o artigo "Aprendizado contínuo na prática com Coding Dojos" no qual a Webgoal teve a oportunidade de apresentar a sua experiência com Conding Dojos. A matéria, que foi redigida em conjunto com a empresa MAPS, apresenta a história de como o Dojo surgiu, os seus diversos tipos e variações. Também conta a experiência vivida pelas duas empresas e dicas para que você possa organizar o seu próprio Dojo. Participe também do fórum de discussão sobre...

Continue lendo

Tags agil dojo aprendizado praticas ageis conhecimento mundoJ

30 Jun/11

13º Dojo - Tente Desenvolver Diferente com TDD no Agile Brazil 2011

Data: 29/06/2011 Formato: Kata/Randori Moderadores: Altieres e Mauricio No Agile Brazil 2011 realizamos um dojo para ensinar a técnica de TDD e compartilhar um pouco de nossa experiência com essa prática. O TDD (Desenvolvimento Dirigido por Testes) é uma prática de engenharia de software que através de testes automatizados ajuda o desenvolvedor a encontrar a melhor solução para um determinado problema. Este é o mantra do TDD: Vermelho, Verde e Refatoração. Vermelho: Escrever um pequeno teste que não funcione e que talvez nem mesmo compile inicialmente. Verde: Fazer rapidamente o teste funcionar, mesmo cometendo algum pecado necessário no processo. Refatoração:...

Continue lendo

Tags dojo tdd evento tutorial

22 Jun/11

12º Dojo - Android

Data: 17/06/2011 Formato: Kata Apresentador: Jonas Alves No último dia 17/06, nosso amigo Jonas Alves esteve na Webgoal para um Dojo no formato Kata sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android. Primeiramente, ele nos apresentou a situação atual do mercado de dispositivos Android, com a alta demanda de empresas buscando migrar seu conteúdo ao mobile e a falta de profissionais qualificados. Apresentou também os conceitos básicos da arquitetura: Layouts, Views, Acitivity Manager, Content Provider... Comentou sobre as diferentes versões e suas particularidades, principalmente sobre o Android 3.0 Honeycomb, específico para tablets que se fundirá com Gingerbread formando possivelmente o Android...

Continue lendo

Tags dojo kata android

18 Feb/11

10° Dojo - Git SCM

Data: 18/02/2011 Formato: Kata Apresentador: Michael Controlar diferentes versões e modificações de arquivos é uma tarefa essencial não só para desenvolvedores mas para qualquer um interessado em manter um histórico de alterações em um ou mais documentos. Usar um controlador de versões facilita muito essa tarefa e pode te poupar muito trabalho. Hoje, aqui na Webgoal, realizamos um Dojo para introduzir o GIT com alguns de seus comandos básicos. Participantes do DOJO O GIT é um controlador de versão Open Source, distribuído e largamente utilizado pela comunidade tendo muitos projetos grandes e importantes em seu portfólio, como o Ruby on...

Continue lendo

Tags dojo git scm git dojo kata

02 Dec/10

9º Dojo - Tente Desenvolver Diferente com TDD no Agile Vale 2010

Data: 19/11/2010 Formato: Kata Moderadores: Altieres e Mauricio Veja o Post "Webgoal no Agile Vale 2010" para saber melhor como foi o evento em que este dojo foi apresentado. Altieres e Maurício Pessoal chegando Durante o dojo apresentamos o Desenvolvimento Dirigido por Testes (TDD), alguns conceitos de eXtreme Programming (XP) que são muito importantes para o sucesso do TDD e os benefícios que podem ser alcançados utilizando estas técnicas. Leia a seguir um resumo do que foi apresentado na palestra. O código-fonte do projeto exemplo está disponível no Github da Webgoal. Devemos ter em mente quando falamos de TDD que...

Continue lendo

Tags agil dojo tdd jUnit agile vale baby steps refatoracao testes de unidade

29 Nov/10

Webgoal no Agile Tour 2010 São Paulo

A terceira edição do Agile Tour ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2010 em mais de 40 cidades pelo mundo. A Webgoal marcou presença na edição que ocorreu em São Paulo no dia 25 de outubro de 2010. O foco desse evento foi disseminar a cultura ágil pelo mundo a fora, permitindo assim que profissionais de cada região sediada pelo evento tenha a oportunidade de divulgar seus conhecimentos e experiências com metodologias ágeis. Uma palestra interessante foi da Totvs "Inovando em projetos ágeis: Experiência de aplicação de Agile fora do ambiente de software" com Roberto Simões. Ele contou como...

Continue lendo

Tags scrum xp dojo scrum na horta agile tour

17 Nov/10

8º Dojo - Joquempô com Prevayler e GWT no Encontro Ágil 2010

Data: 06/11/2010 Formato: Kata / Randori Moderadores: Altieres e Klaus Várias pessoas do time da Webgoal participaram do Encontro Ágil 2010, onde tivemos a oportunidade de moderar um Dojo junto com o Klaus Wuestefeld. Nos primeiros 40 minutos foi feito um Dojo Kata para apresentar aos participantes o Prevayler (filho do Klaus!) e o GWT (Google Web Toolkit). Altieres e Klaus preparando o Dojo Klaus apresentando o Prevayler Dojo Kata Altieres apresentando o GWT Como base para este Dojo utilizamos o HttPrevayler, uma implementação de um servidor Web REST que utiliza o Prevayler para fazer a prevalência de forma transparente...

Continue lendo

Tags dojo gwt prevayler encontro agil joquempo

17 Nov/10

Webgoal no Encontro Ágil 2010

No dia 6 de novembro de 2010 aconteceu a terceira edição do Encontro Ágil. Neste ano, o evento trouxe a proposta de valorizar muito mais a interação e a troca de experiência entre os participantes do que o velho e conhecido "blá, blá, blá" de alguns "profissionais" da área. Abertura Participantes Open Spaces A ausência de palestras na programação realmente favoreceu essa interação. Os "Open Spaces" proporcionaram bons debates, aliás, havia tanto a se falar que rolaram debates simultâneos na mesma sala sobre assuntos diferentes. A Webgoal apoiou o evento e trouxe para a programação o Lightning Talk "Canvas -...

Continue lendo

Tags agil scrum xp dojo gwt canvas prevayler klaus

05 Nov/10

7° Dojo – WordPress

Data: 15/10/2010 Formato: Kata Apresentador: Mahmoud O Wordpress é um dos CMSs mais utilizados no mundo para criação de blogs e sites. O Wordpress é uma ferramenta gratuita, segue os padrões do W3C, simples de utilizar e configurar, amigável aos mecanismos de busca e possui um repositório oficial de temas e plugins. Para conhecer mais sobre a ferramenta, acesse o post Um pouco sobre Wordpress. Nesse dojo tivemos a oportunidade de entender a estrutura de organização do conteúdo e realizar a configuração completa de um blog. Pontos bons: Disseminação do conhecimento Conhecer a ferramenta Facilidade de criar um site Flexibilidade Pontos...

Continue lendo

Tags wordpress cms dojo w3c

24 Sep/10

6º Dojo – Jogo de Damas com HTML5

Data: 17/09/2010 Formato: Randori Moderador: Henrique Depois de realizar um dojo kata sobre HTML5, resolvemos colocar a mão na massa criando um Jogo de Damas utilizando o que aprendemos. A proposta do nosso jogo de damas era simples e muito semelhante ao tabuleiro tradicional. As peças poderiam ser movidas livremente entre as casas e a ação de "comer" a peça do oponente seria manual, assim como no jogo de verdade. Os desenvolvedores analisaram o quadro, onde havia o protótipo do tabuleiro, uma To-Do List e as regras do Dojo. A existência de uma lista de tarefas foi fundamental para que...

Continue lendo

Tags dojo html5

30 Aug/10

5º Dojo - HTML5

Data: 27/08/2010 Formato: Kata Apresentador: Thiago O HTML é a base do desenvolvimento de qualquer aplicativo para web. Um dos ponto mais importantes na codificação do HTML é a semântica do código. Como o HTML 5 muda grande parte da semântica do que escrevemos, além de trazer muitas novidades e interatividade para o browser, decidimos realizar um dojo para atualizar nossos conhecimentos. Em nosso dojo abordamos: o novo Doctype; as novas tags de estrutura; os novos atributos de campos; elementos retirados no HTML5; o que não é HTML5 e vários exemplos das possibilidades do HTML5. Exemplos de HTML5: http://slides.html5rocks.com/ http://www.apple.com/html5/...

Continue lendo

Tags dojo html5

23 Aug/10

4º Dojo – WebEscolhe

Data: 13/08/2010 Formato: Randori Moderador: Matheus Depois do excelente Kata apresentado pelo Altieres sobre Google Web Toolkit (GWT), chegou a hora do time da WebGoal colocar a mão na massa. O Problema Para não correr o risco de emagrecer, a cada 2 sextas-feiras nós realizamos o WebEscolhe, que nada mais é do que "Escolha o que quiser almoçar e coloque na urna. O prato que for sorteado será o prato do dia para todos". É sério, vale pedir qualquer coisa. Pois bem, o desafio era criar um WebEscolhe online com o GWT. Protótipos criados e regras definidas: é hora de...

Continue lendo

Tags dojo gwt

04 Aug/10

2º Dojo - Maquina de Votação

Data: 16/07/2010 Formato: Randori Moderador: Bruno O objetivo foi entender o funcionamento e a integração do Selenium com o SimpleTest e CakePHP e aprender técnicas para criação de testes de aceitação que direcionam o desenvolvimento e permitem uma rápida validação da interface de aplicações web. O problema proposto foi a criação de uma máquina de votação na qual o usuário poderia inserir um número de dois dígitos, conferir o nome e a foto do candidato e confirmar seu voto. Retrospectiva Pontos bons: 2º Dojo da WebGoal Maior envolvimento dos designers Testes passando e objetivo alcançado Integração do time Feedback rápido...

Continue lendo

Tags cakePHP dojo testes de aceitacao selenium randori

02 Aug/10

1º Dojo - Jogo Pedra, Papel e Tesoura

Data: 18/06/2010 Formato: Randori Moderador: Mauricio Com o objetivo de nos prepararmos para o treinamento de eXtreme Programing com o Klaus Wuestefeld, realizamos esse dojo para tirar a ferrugem do nosso TDD utilizando Java e JUnit. Fizemos uma votação entre os participantes para escolher uma aplicação para ser utilizada como exercício no dojo. Foi eleito o jogo Joquempô (pedra, papel e tesoura), onde cada jogador escolhe um dos símbolos e, conforme a regra descrita na figura ao lado, é definido o vencedor da partida. Retrospectiva Pontos bons: 1º Dojo da WebGoal Praticar e relembrar técnicas de TDD com Java e JUnit Troca...

Continue lendo

Tags xp dojo tdd java jUnit randori

26 Jul/10

Coding Dojo

A programação é uma arte que requer aprendizado constante e a melhor forma de aprender é praticando. Coding Dojo é uma técnica que surgiu com o objetivo de aprimorar as práticas de programação. Foi conceitualmente inspirada na palavra japonesa Dojo, que significa um local de muito respeito para o treinamento de artes marciais. O Coding Dojo permite que todos os participantes pratiquem, aprendam e ensinem. Para isso, dois princípios básicos devem ser seguidos: Promover o aprendizado contínuo no qual todos os envolvidos devem entender e participar; Realizar trocas constantes de experiências sem a distinção entre os mais e menos experientes, em...

Continue lendo

Tags dojo aprendizado

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.