Webgoal

31 May/12

Nova marca da Webgoal

Aqui, na Webgoal, acreditamos que uma marca se constrói em várias dimensões. A imagem corporativa (como as pessoas enxergam a empresa) é resultado da qualidade dos produtos que se vende e do serviço que se presta. Está ligada ao bom atendimento, à eficiência das operações, aos esforços de marketing e à cultura interna. Sim, também tem a ver com identidade visual. Mas, para nós, mudanças visuais são apenas reflexos das mudanças mais profundas pelas quais passamos.

Já são 5 anos entregando software de qualidade e criando produtos de sucesso, como o Granatum. Neste tempo, a Webgoal aprendeu a ser uma empresa de uma nova geração, formada por trabalhadores do conhecimento, com um ambiente que reflete uma nova forma de pensar o trabalho, a relação com os clientes e a gestão empresarial. Isto rendeu frutos, como ser finalista do prêmio MPE Brasil, em 2011, e ser bem reconhecida diante da comunidade brasileira de desenvolvimento ágil de software.

Por que mudar a marca?

Ao fazer o nosso planejamento estratégico para 2012, percebemos que a nossa identidade visual não refletia tudo o que somos e acreditamos. Era hora de dar um salto de qualidade e alinhar o nosso visual com a nossa missão:

Contribuir para o sucesso das empresas criando softwares que melhoram a gestão dos seus negócios.

O processo

Diferente do jeito tradicional de trabalhar, na Webgoal todo mundo participa de tudo. Aqui todos colaboram na tomada de decisões, nos rumos da empresa e dos produtos, no orçamento anual, no cardápio da cozinha ou mesmo na compra de coisas para a casa, como a nossa mesa de pebolim e a nossa mesa de ping-pong.

Começamos o processo pensando: em quais dimensões trabalharemos na nova identidade da Webgoal?

 

Para entender melhor nossa cultura interna, pedimos a todos do time que respondessem o que mais gostavam na Webgoal, antes e depois de entrar na empresa. O resultado foi um gráfico que nos ajudou a concluir que nossa cultura tem sua força em dois eixos: a valorização das pessoas e o jeito de fazer projetos.

 

Daí pensamos: que frase poderia sintetizar nossa identidade? O exercício de pensar em frases antes de fazer desenhos nos ajudou a alinhar nossos pensamentos e a tornar a etapa de desenhar mais focada e eficiente.

99% de transpiração

Nesta hora, não há outra regra: é preciso desenhar bastante. Não ignorar ideias e não ter medo de “viajar” são requisitos básicos para liberar a criatividade.

O resultado

Depois de “viajar” bastante, algo nos pareceu óbvio: nossa marca atual já tem elementos que gostamos muito e que já são conhecidos pela comunidade: o ser humano e a vontade de chegar aos objetivos. Esse foi o caminho que tomamos. Fizemos uma releitura do logotipo atual, porém com um desenho mais refinado e um novo elemento: a faixa. Ela simboliza o momento da chegada.

 

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.