Webgoal

10 Oct/12

Management 3.0

O Agile Brazil 2012 promoveu em parceria com diversas empresas do mercado um movimento chamado Virada Ágil, com objetivo de disponibilizar cursos sobre diversas áreas do desenvolvimento de software com um preço mais acessível e com o lucro revertido para financiar o evento.

Aproveitando essa oportunidade o Mauricio Matsuda e Matheus Haddad participaram do curso Management 3.0: Agile Leadership Practices ministrado por Alexandre Magno e André Faria. Esse curso é baseado no livro Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders, escrito por Jurgen Appelo.

Principalmente após a adoção de métodos ágeis pelas empresas, fica mais evidente a importância das pessoas em suas organizações, por isso precisamos ter pessoas engajadas e motivadas para que juntas possam alcançar os objetivos e o sucesso da empresa. E esse é o principal foco da Gestão 3.0: as pessoas.

Para entender melhor a Gestão 3.0, podemos dividi-la em 6 visões:

  1. Energizar Pessoas: O primeiro passo é conhecer melhor as pessoas, como cada um é único. É preciso realizar uma análise individual para detectar os principais motivadores e então realizar ações que estimulem essas pessoas.
  2. Empoderar Times: Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Se queremos que nossos times tenham auto-organização, proatividade e outros comportamentos de um time extraordinário, então é preciso conceder poder a eles.
  3. Alinhar Restrições: As restrições sempre são importantes para guiar e alinhar o interesse de todos os envolvidos. Visto que, por mais engajadas que as pessoas estejam, se o foco não for único, toda ação tomada pode ser em vão.
  4. Desenvolver Competências: É muito importante conhecer as pessoas para ajudá-las a desenvolverem suas competências.
  5. Crescer a Estrutura: Crescer é o objetivo de quase toda empresa, mas antes disso precisamos pensar: Por que queremos crescer? Precisamos realmente crescer? E depois disso respondido, precisamos ter muito cuidado para crescer sem perder a forma e os valores que a empresa cultiva.
  6. Melhorar Tudo: Inspeção e adaptação constantes são necessárias para garantir uma evolução para o sucesso.

O conteúdo programático apresentado foi muito bom e proporcionou muitas ideias aplicáveis na Webgoal. O método utilizado para a apresentação também foi excelente, conseguindo mesclar muito bem a teoria com a prática, facilitando o aprendizado e fixação dos conceitos.

Além de todo o conhecimento adquirido com o conteúdo do curso, trocamos muitas experiências com os participantes de todo o Brasil.

Vários conteúdos aprendidos já estão sendo aplicados na Webgoal e o resultado está sendo muito bom. Tudo isso deixa muito claro que as pessoas são o maior valor em uma empresa.

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.