Webgoal

07 Sep/12

Insira o seu codigo_sujo.js aqui - Agile Brazil 2012

Essa palestra foi apresentada por Mauricio Matsuda e Michael Kuhinica no primeiro dia do Agile Brazil 2012 em São Paulo. O objetivo foi apresentar alguns técnicas para melhorar a qualidade do código JavaScript.

Com certeza a maioria dos desenvolvedores web já tiveram problemas ao realizar algum tipo de manutenção em código JavaScript, essa tarefa costuma ser árdua porque geralmente não nos preocupamos muito com a qualidade do código JavaScript. É muito comum nos depararmos com aplicações que possuem um back-end muito bem arquiteturado, coberto por testes, porém quando vamos para o front-end nós simplesmente criamos um arquivo funcoes.js com todo o código necessário sem preocupar com a estrutura e organização das funções e variáveis.

Da mesma forma que aplicamos técnicas como o TDD para melhorar a qualidade do código back-end, nós também podemos aplicar essas técnicas no JavaScript, para isso podemos utilizar o framework QUnit. O QUnit é um framework de testes desenvolvido pela mesma equipe que mantém o jQuery, ele é muito simples de utilizar e possui vários plugins que auxiliam na criação desses testes. Uma documentação muito boa para consulta são os testes da própria biblioteca do jQuery.

No link a seguir temos todo o conteúdo da nossa apresentação, bem como códigos de exemplo e algumas referências bem interessantes.

https://github.com/MichaelKuhinica/codigo-sujo

Deixe seu comentário com sugestões, críticas e outras dicas, para que possamos aprender juntos!

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.