Webgoal

16 Mar/11

Inovação na Webgoal

A estratégia da Webgoal para 2011 passou a ser totalmente guiada pela criação e desenvolvimento dos próprios produtos web. Este desafio nos levou a repensar a estrutura da empresa e a partir daí fazer algumas adequações para atender este novo tipo de demanda.

O combustível motivador dos projetos desenvolvidos pela Webgoal sempre foi manter o foco na entrega de valor para os clientes. Esta premissa está embutida em toda a equipe e em todas as etapas dos nossos processos (daí um dos principais motivos de adotarmos métodos ágeis).

Palestra de introdução ao Design Thinking Dinâmica Almoço com Fred e Gonzatto do Faber Ludens

Com um novo desafio pela frente e nosso processo de desenvolvimento bem azeitado, faltava então olhar a partir do ponto de vista do usuário e oferecer soluções com alto grau de simplicidade para tornar a experiência dos nossos produtos a melhor possível. E este é um ponto que abre um outro universo de conhecimento a nossa frente.

Para compreender (e dominar) este outro universo formamos uma equipe focada na experiência dos nossos clientes: a equipe de inovação. Esta equipe é responsável por manter o contato com a cultura dos nossos clientes, compreender e ajudar nas decisões e priorizações do Product Owner.  O objetivo é aprofundar nossos produtos ainda mais no Customer Development - já utilizado no desenvolvimento do Granatum - e oferecer soluções mais adequadas do ponto de vista do usuário.

Mão na massa Mão na massa Painel Semântico

O primeiro passo para a estruturação desta área é a definição de um processo inicial de trabalho com alguns métodos e ferramentas. Para esta tarefa contamos com a ajuda do Instituto Faber Ludens que desenvolveu um programa sob medida chamado DRIFT (Design Roadmap for a Innovation Framework and Toolkit). Veja como foi a primeira etapa do programa que aconteceu nos dias 3 e 4 de março.

Pesquisa, estudo e comunicação constante tem sido nossas ferramentas para a formação deste processo inicial. Durante nossos brainstorms (são vários nesta etapa =) identificamos inúmeros pontos convergentes entre o DRIFT, o HCD (da IDEO), a Análise e Requisitos ágeis e o Customer Development mas isso é assunto para mais um post =).

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.