Webgoal

27 Jun/11

Criando o Grex em #24hnawg

Para o Agile Brazil 2011, o time da Webgoal desenvolveu o Grex, um produto web mobile que facilita a organização da agenda dos participantes. O Grex foi criado em 24 horas e transmitido com a hashtag #24hnawb.

Transmissão do #24hnawg via Twitcam</p>


Como iniciamos?

Fizemos um planejamento após o almoço para priorizar o backlog, definir o mínimo entregável que retornasse valor em 24 horas e o horário de início: 15 horas do dia 22 de junho!

Como foi passo-a-passo?

Para que tudo ocorresse como planejamos, utilizamos a "Frase do produto" como ferramenta e Pomodoros de 5 minutos para decidir cada parte da frase, que ficou assim:

"Para participantes de eventos com palestras, o Grex é um aplicativo web mobile que facilita a organização da agenda para aproveitar melhor o evento"

 

Dinâmica para a definição no nome

Dinâmica para a definição no nome


Com a frase pronta, começamos a por a mão na massa. Os post-its com as tarefas foram escritos e colados no kanban improvisado em uma das portas. Também criamos um kanban virtual, pois uma parte do time trabalhou remotamente em Poços de Caldas - MG.

 

kanban na porta

Kanban na porta

 

Os Pomodoros de 25 minutos fizeram com que o time trabalhasse focado e com um ritmo muito bom. A cada 3 Pomodoros fazíamos uma reunião de review para cada time apresentar o que estava fazendo, assim mantivemos uma integração constante entre as equipes de Inovação e Engenharia.

 

Preparando o ambiente

 

Fluxo de navegação

Fluxo de navegação

 

Enquanto a Engenharia preparava o ambiente, os Designers fizeram o fluxo mínimo de navegação do Grex. Foi uma tarefa que ajudou a definir o que era intressante ter para a primeira versão e o que era "bombom de figo", ou seja, detalhes que poderiam ficar para a próxima iteração.

 

"Rabiscoframe"

Rabisco

Para definir os elementos de todas as telas e como os usuários iriam interagir com o produto, desenhamos um "rabiscoframe" que nos ajudou na hora de fazer o layout final.

 

Criando layout

 

As horas foram passando, a fome foi chegando e, como "saco vazio não para em pé", rolaram pizzas, refrigerantes, energéticos e cervejas para manter o time acordado a noite inteira.

 

Betão comendo

Betão comendo

 

Michael, Jeff e Betão

Michael, Jeff e Betão


Como terminou?

Depois de 24 horas programando, o Grex estava funcionando, com alguns bugs já corrigidos e o merecido descanso no final:

 

Taverneiro


O que aprendemos?

Na segunda-feira seguinte fizemos uma reunião de retrospectiva, para identificarmos o que foi bom e o que poderia ser melhorado no próximo #24hnawg. Percebemos que ter moderação e planejamento é muito importante para manter o foco do time, e que eventos como esse são bons para a equipe fazer algo diferente do dia-a-dia.

Resultado!

Grex no ar!

Grex

 

O resultado você pode conferir no grex.com.br, com a programação do Agile Brazil 2011.

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.