Webgoal

12 Aug/13

Ateliê de Software: da teoria à prática no estilo Webgoal

Quem conhece a nossa equipe sabe que a inovação quanto à gestão e metodologias de desenvolvimento de software é uma das marcas Webgoal. Assim, precisamos de pessoas não só que atendam, mas que acreditem e consigam aplicar tudo o que integra este quesito. Sabendo que, infelizmente, há poucos profissionais preparados para desenvolver software de forma ágil, resolvemos dar uma “ajudinha”,  e foi assim que surgiu, em março deste ano, o Ateliê de Software.

A ideia do Ateliê é complementar a formação acadêmica dos universitários e propor a troca de experiências que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, futuros profissionais e potenciais membros da equipe Webgoal. Para isso, fazemos parcerias com faculdades de computação e ensinamos grupos de alunos a desenvolver utilizando métodos e práticas ágeis de engenharia de software.

Os primeiros Ateliês de Software

As primeiras parcerias foram feitas com o Núcleo de Tecnologia (NUT) da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae). Através deste trabalho oferecemos oportunidades de estágio e boas condições para que os universitários possam participar do Ateliê e aprender na prática.

Ateliê de Software Unifenas

Oito alunos, quatro de cada uma destas instituições, já estão participando do nosso Ateliê, sendo metade estagiários, que são remunerados, e os demais voluntários. Eles foram selecionados através de dinâmicas de grupo e desde então proporcionamos semanalmente à eles cursos, treinamentos e os acompanhamos, presencialmente ou à distância, para ajudá-los à desenvolver software ao modo Webgoal, seja para a faculdade ou algum outro projeto que a nossa empresa proponha.

A parceria com as faculdades tem tempo indeterminado. Já os estagiários ficam conosco no Ateliê por um ano (já que são alunos do último ano do curso). Os voluntários, estes do penúltimo ano dos cursos, ficam por dois anos, um ano como voluntários e o próximo como estagiários, substituindo os que se formaram.

Ateliê de Software Unifae

Mas não para por aí: já estudamos novas parcerias com outras instituições. Nossa prioridade agora é fazer contato com as faculdades da região do sul de Minas Gerais e São Paulo/ SP. Como temos duas unidades, uma em SP e outra em Poços de Caldas, buscamos universidades próximas da Webgoal para facilitar o nosso trabalho e o acompanhamento aos alunos.

Como participar

A faculdade interessada assina um termo de estágio conosco. A partir disso, ela cederá seu espaço e equipamentos (mesas, cadeiras, quadro branco e computadores) para que os alunos possam realizar as atividades do Ateliê de Software. A instituição também terá papel motivador de modo que os alunos e professores se integrem nas atividades diárias. Assim, poderemos selecionar os alunos que participarão do programa.

Podem participar alunos do cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. São para alunos do último ano (estagiários) e do penúltimo ano (voluntários).

Entre em contato conosco, venha você também fazer parte do nosso Ateliê de Software.

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.