Webgoal

11 Jun/13

3ª Edição do Devshare - Webgoal

No dia 8 de junho de 2013 Webgoal, Bluesoft, Apontador e Maplink se juntaram mais uma vez para fazer acontecer a 3ª edição do DevShare. Em tempos de termos da moda, o Devshare fomenta a open innovation (ou inovação aberta). Veja mais sobre o DevShare aqui.

Esta edição aconteceu na sede da Webgoal, em São Paulo. Foram 3 talks, 4 lightning talks, 1 dojo e vários grupos de discussão.

Talks

O primeiro Talk foi uma provocação do Matheus Haddad sobre avaliação de desempenho em equipes. Você acha que em trabalhos coletivos, faz sentindo realizar avaliação de desempenho individual?

O Matheus acha que não! Ele disse que "Favorecer o feedback entre as pessoas ao invés de avaliar o desempenho parece ser mais adequado para equipes criativas".

No final de sua apresentação, ele ainda apresentou uma abordagem de feedback para membros de uma equipe a partir de uma ferramenta chamada Feedback Canvas.

Logo em seguida, o Leonardo Andreucci fez uma apresentação sobre o modelo DISC de comportamentos. "Isso é o que tenho estudado e o que tem quase fundido minha cabeça, por isso resolvi compartilhar", ele disse.

Ele mostrou os 4 tipos diferentes de perfis propostos pelo modelo e explicou, através de exemplos, cada um deles. O Leonardo enfatizou como é importante compreender o perfil de comportamento de cada pessoa para conseguir fornecer feedback úteis e promover uma comunicação eficiente.

Para fechar a série de talks, representando a Bluesoft, o André Faria apresentou uma palestra sobre um conceito chamado GTD que tem como objetivo organizar as suas tarefas diárias e tornar tudo mais produtivo.

Ele deu algumas dicas valiosas sobre como podemos gerenciar o nosso tempo e realizou um pequeno exercício com todos os participantes para demonstrar o uso do GTD. Recomendadíssimo!

Lightining Talks

Também tivemos a apresentação de 4 lightnings talks: Javascript Coding Style do Apontador (Renan Martins e Guilherme Uhelsk), Testes de Aceitação com Page Objects (Guilherme Cardoso), Monitoração com Zabbix (Rogério Dias) e Ateliê de Software (Renata Nobre).

DOJO

A última atividade do dia foi a realização de um dojo no formato Randori, que teve como objetivo criar um Analisador de Urls.

A linguagem escolhida foi Python. Muita pessoas que nunca tiveram contato com essa linguagem tiveram a oportunidade de conhecê-la um pouco.

Grupos de discussão

Uma das novidades desse Devshare foram os Grupos de Discussão.

Elencamos alguns temas e formamos quatro grupos de discussões: Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento de Produtos e UX, Infraestrutura e Gestão.

Todos ficaram muito satisfeitos com a profundidade e quantidade dos assuntos abordados num curto espaço de tempo. Terminadas as discussões, cada grupo compartilhou um resumo dos assuntos abordados.

O Segredo da Webgoal

Os participantes desta edição do DevShare tiveram a oportunidade de provar um pouquinho das delícias da Fafá e da Sônia.

Junto com um super café da manhã e aperitivos com cerveja no final do dia, elas prepararam lanches naturais fresquinhos e muito saborosos. Elas são as responsáveis pelas delícias da cozinha que a Webgoal mantém.

Retrospectiva

Para finalizar a 3ª edição do Devshare, realizamos uma retrospectiva e elencamos algumas melhorias e ideias para a próxima edição.

Uma das principais ideias é o envolvimento de algumas pessoas de outras empresas para aumentarmos ainda mais a troca de conhecimentos e experiências entre os nossos times.

Não deixe de conferir as fotos  da 3ª Edição do Devshare!

Tags

Categorias

São Paulo

+ 55 11 2537-1198

R. Professor Aprígio Gonzaga,
112

Poços de Caldas

+55 35 3722-3776

R. Prefeito Chagas,
346 - Sala 21

Webgoal® 2015 - Todos os direitos reservados.